Newsletter

Área de Associados

Prémio ADVID 2012

O Prémio ADVID 2012 homenageou Bernardino Camilo Cincinnato da Costa, eminente Agrónomo e Professor Catedrático que em 1900 foi nomeado delegado da Secção de Agricultura, para a Exposição Universal de Paris, por todos, considerada a mais importante da representação de Portugal.

Na Exposição Universal de Paris de 1900, Cincinnato da Costa apresentou, “Le Portugal Vinícole”, um estudo enológico das principais castas de uva portuguesas que lhe valeu o Grand Prix, e o ser proclamado sócio honorário da Sociedade de Viticultores de França. Neste trabalho, encontram-se também, dezanove aguarelas de castas de uvas, pintadas por Alfredo Roque Gameiro, a pedido de Cincinnato da Costa. "Le Portugal Vinícole" além do valor científico e literário que teve para a época, é um documento histórico fundamental para o estudo das castas de uva nacionais.

A partir de uma pré-seleção da equipa técnica e Direção da ADVID o Júri do Prémio decidiu atribuir o Prémio ADVID 2012 - Eng.º Cincinnato da Costa ao trabalho:

"General phenological model to characterize the timing of flowering and veraison of Vitis Vinífera L.” “Modelo fenológico para caracterizar o período de floração e pintor na Vitis vinifera L.” dos autores A. K. Parker e C. Van Leeuwen, do ENITA, Universidade de Bordéus, e I. G. de Cortázar-Atauri e I. Chuine, do Centro de Ecologia Funcional e Evolutiva de Montpellier. 

Aceda aqui à comunicação proferida pelo Prof. C. Van Leeuwen sobre o tema do trabalho distinguido.







< voltar


Nº de visitas:
free hit counter