Newsletter

Área de Associados

Notícias

CoaClimateRisk

22-10-2020 | ADVID
O projecto CoaClimateRisk é o mais recente projecto de investigação, em que a ADVID participa, para avaliar os impactos das alterações climáticas e medidas de adaptação para as principais culturas agrícolas no Vale do Côa.
Para este propósito um conjunto de modelos climáticos regionais de última geração, forçados por cenários de emissão de gases de efeito estufa recém-desenvolvidos, serão usados para “desenvolver projecções climáticas de alta qualidade”. Será ainda, feito o estudo das medidas de adaptação, que serão simuladas em climas futuros, como a rega, coberto vegetal e selecção de variedades.

Os dados recolhidos irão contribuir para calcular uma zonagem bioclimática de alta resolução das culturas seleccionadas em climas actuais e futuros, com previsão até 2100. Essa zonagem revelará não apenas a adequação actual, mas também futura, de uma determinada região a uma cultura específica. Posteriormente, serão utilizados modelos dinâmicos de culturas para avaliar os impactos das alterações climáticas na produtividade potencial das culturas, à escala local.

Este projecto é financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia no valor de 221.885€. e para além da ADVID, fazem parte do projecto a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), a SOGRAPE, a fundação CÔA PARQUE e a Universidade do Minho.

Acompanhe as actividades do projecto aqui
Nº de visitas:
free hit counter