Newsletter

Área de Associados

Modelização da evolução da qualidade do vinho da RDD

Objectivo: Desenvolvimento e calibração de um índice de referência para a qualidade da vindima.

A ADVID está, em parceria com a Faculdade de Engenharia do Porto (FEUP), a desenvolver um índice de referência para avaliação da qualidade da vindima através do projecto “Modelização da Evolução da Qualidade do Vinho na RDD”.
 
A qualidade dos vinhos é fortemente influenciada pelas características do clima, e do tempo, da região vitícola onde as vinhas estão plantadas. A variabilidade sazonal das características do tempo influencia a variação da qualidade do vinho, de colheita para colheita. As características do clima determinam o tipo de uvas que podem ser cultivadas numa região e os tipos de vinhos que podem ser produzidos, enquanto as especificidades do tempo influenciam a maturação das uvas e a qualidade do vinho.
 
Assim, inserido numa das linhas estratégicas que a ADVID definiu como prioritária enquanto gestora do Cluster dos Vinhos da Região do Douro (Alterações Climáticas), este projecto, tem como objectivo construir um modelo causal capaz de relacionar a variação dos diversos factores do tempo ao longo de cada ano de colheita com a qualidade global dos vinhos produzidos anualmente, na região do Douro.

Este modelo deverá ser capaz de explicar a variabilidade da qualidade global dos vinhos de uma região de ano para ano e de prever a qualidade do vinho em função de um cenário climático.
 
No âmbito deste trabalho, já foram produzidos os seguintes artigos, que agora disponibilizamos:
 







< voltar
Nº de visitas:
free hit counter